quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Governança em Sistemas de Informação

    Muitos profissionais de TI (Tecnologia da Informação) ainda têm dúvidas sobre o que é governança de TI, mas esse assunto é de muita importância quando falamos em dar segurança para a área de Sistema de Informação e para os negócios.


O que é governança de TI, afinal?

    A governança de TI é responsável por garantir que os processos de TI estejam alinhados com a estratégia de negócio e que agreguem valor para a organização. Ela também é um desdobramento da governança corporativa.

    Isso é feito por meio de normas, políticas e diretrizes pensadas essencialmente em melhorar o desempenho do negócio. Logo, podemos dizer que a governança estabelece uma direção e fiscaliza se ela está sendo cumprida, ou seja, a governança de TI define processos, assegura que eles estão sendo seguidos e atribui papeis e responsabilidades.

 Por que ter uma governança em TI?

    Embora a TI seja uma parte crucial de uma empresa, ela também pode representar riscos ao negócio. Afinal de contas, a maior parte - se não todas - as informações de grandes empresas estão apoiadas em soluções de TI.

    A governança de TI é essencial para gerenciar os riscos que a TI oferece ao negócio e garantir segurança para a empresa. Ela atua como um mecanismo de controle que assegura a proteção das informações, diminui custos, otimiza recursos e dá suporte à tomada de decisões. Logo, a responsabilidade pela governança de TI não é apenas do CIO, ela deve ser elaborada em conjunto com a alta administração e os próprios usuários. Assim, garantimos que as expectativas estejam alinhadas e todas as vozes devidamente representadas.

    A governança também é um importante instrumento  na hora de mostrar para a organização como a TI agrega valor ao negócio, de acordo com o seu nível de maturidade. E você, estudante das áreas tecnológicas, sabia da existência da governança de TI? Deixe seu comentário abaixo.

Referências: EUAX

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