Os Sistemas de Informação (SI) estão presentes no nossos dia a dia, tanto pessoal quanto profissional. Aplicativos de celular, redes sociais e sistemas de agências bancárias, são alguns exemplos de SI.
De maneira resumida, SI é um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e dissemina dados e informações, com o intuito de atingir um objetivo.
Dados, Informação e Conhecimento
Os dados consistem em fatos brutos (pessoais ou não), como número de funcionários, quantidade de vendas realizadas em uma semana ou quantidade de clientes de fizeram distrato. Enquanto a informação é uma coleção dados organizados e processados de tal forma que gere uma valor adicional aos fatos por si só, veja Dados X Informação e saiba mais.
No entanto, conhecimento é a compreensão de um conjuntos de informações e maneiras como essas informações podem ser úteis para apoiar uma tarefa específica ou para chegar a uma decisão. Resumindo:
- Dado: Quantitativo/qualitativo
- Informação: Significado/organização
- Conhecimento: Compreensão/teoria
A transformação de dados em informação ocorre a partir de um processo. E um processo é definido como um conjunto de tarefas organizadas de forma lógica para obter um resultado definido.
Sistemas de Informação
Como dito, SI é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.
O SI tem entradas, mecanismos de processamento, saídas e realimentação. Onde:
- Entrada é a atividade de captar e reunir dados brutos.
- Processamento é a conversão ou transformação de dados em saídas úteis.
- Saída é a produção de informações úteis, normalmente na forma de documentos ou relatórios.
- Realimentação é a informação originada no sistema, para realizar mudanças na entrada ou nas atividades de processamento.
Sistemas de Informação Automatizado
Um SI pode ser manual ou automatizado, ou seja, o primeiro diz respeito a metodologias, pessoas ou mesmo máquinas, e o segundo compreende sistemas computadorizados (conjuntos de hardware, software, banco de dados, telecomunicações, pessoas e procedimentos) configurados para coletar, manipular, armazenar e processar dados em informações.
Referências:
STAIR, Ralph M; REYNOLDS, George Walter. Princípios de Sistemas de Informação. São Paulo, SP:
Cengage Learning, 2011. 590 p. ISBN 9788522107971
Nenhum comentário:
Postar um comentário