O sistema de informação de marketing, abreviado para SIM, é um sistema que envolve processos, pessoas e equipamentos, com o objetivo de coletar, selecionar e analisar informações e repassá-las para os responsáveis de marketing para que eles possam tomar decisões mais assertivas.
Essa descrição, de Philip Kotler, é ainda uma das mais usadas para entender o conceito de SIM.
Simplificando, são os dados — internos e externos — que podem ser analisados e sistematizados de forma a ajudar ao gestor de marketing a ter mais clareza na tomada de decisões da área.
Qual a diferença entre SIM e pesquisa de marketing?
Para entender melhor o que é o SIM é necessário saber o que ele não é.
A confusão entre sistema de marketing e pesquisa de marketing é frequente, mas os dois são bem diferentes.
O SIM tem um alcance muito mais amplo do que a pesquisa de marketing.
Algumas das características que os tornam diferentes são:
- O SIM envolve dados internos e externos, enquanto a pesquisa de marketing utiliza apenas os dados externos;
- Enquanto a pesquisa visa solucionar problemas, o sistema envolve prevenção e solução utilizando Big Data;
- O SIM não tem um fim, ele é um ciclo, enquanto a pesquisa é voltada para projetos temporalmente limitados;
- O objetivo do SIM é usar informações passadas para determinar tendências futuras, a pesquisa visa entender tendências passadas;
- A pesquisa de marketing faz parte do SIM, mas ele também envolve outros subsistemas.
Dessa forma, podemos compreender que a principal diferença entre esses dois recursos do marketing é que a pesquisa de marketing tem um caráter mais limitado.
Já o SIM funciona como um mecanismo de operação da própria empresa, que com a parceria de várias áreas, proporciona decisões mais estratégias, baseadas na análise de dados.
Referência: RockContent
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